Biblioteca digital x biblioteca física: quais as diferenças?

 São várias as diferenças entre uma biblioteca física convencional e uma biblioteca virtual. Não é de hoje que as bibliotecas tradicionais físicas passam por dificuldades financeiras.

Afinal, já há um bom tempo, as novas tecnologias vêm sendo incorporadas gradativamente às atividades de todos os setores.

Isso vem causando mudanças internas, tanto na área de produtos quanto no setor de serviços. Porém, o que observamos hoje é que a necessidade de uma organização diferenciada das informações é ainda mais urgente.

Na biblioteca física, o acervo é constituído de documentos em papel, sendo que, desde a década de 1970, a maioria já implantou os catálogos online. Há cerca de 26 anos, a partir do crescimento vertiginoso e fenomenal da internet, o acesso e a recuperação de informações passaram por uma grande guinada.

De lá pra cá, as bibliotecas no modelo digital vêm se aperfeiçoando cada vez mais e se aproveitando de uma das suas principais características: a combinação perfeita entre estrutura e coleta de informações. 

Talvez a maior entre as tantas diferenças que separam a biblioteca virtual da biblioteca física seja o rápido e prático acesso, feito em qualquer horário e de qualquer lugar. Lembrando que o armazenamento e a preservação do acervo também foram muito facilitados. 

Se você é um reitor, um gestor educacional de uma instituição de ensino ou alguém com poder de decisão, avaliar as principais diferenças entre a biblioteca física e a virtual deve ser uma preocupação. 

Para começar, é interessante destacar que a biblioteca digital oferece atualização mais dinâmica. A inserção de novos títulos e edições ao acervo digital ocorre de forma periódica, de acordo com as parcerias firmadas com as editoras sócias e os autores.

Além disso, com a biblioteca digital, o acesso não fica limitado à presença do livro na estante. Muitas vezes, com as bibliotecas físicas, os alunos precisam aguardar em fila de espera para consultar um exemplar. Por outro lado, ao ter a versão digital da obra à sua disposição, os usuários podem acessar o conteúdo de forma simultânea a qualquer momento.



Referências:

https://hed.pearson.com.br/blog/plataformas-de-aprendizagem/biblioteca-fisica-x-biblioteca-virtual-veja-as-diferencas#:~:text=Centro%20din%C3%A2mico%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o,bibliotecas%20virtuais%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20engessadas.



Comentários