Biblioteca Digital- Nacional
Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial foi um projeto da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com o apoio da UNESCO e contribuições de bibliotecas, arquivos, museus, instituições educacionais e organizações internacionais de todo o mundo, lançada em 2009. A WDL procurou preservar e compartilhar alguns dos objetos culturais mais importantes do mundo, aumentando o acesso a tesouros culturais e documentos históricos significativos para permitir a descoberta, conhecimento e uso.
O site original da Biblioteca Digital Mundial (preservado nos arquivos da Web da LC aqui ) e todos os metadados descritivos foram traduzidos do inglês e disponibilizados em seis idiomas adicionais: espanhol , português , francês , árabe , russo e chinês. Todos os registros de itens incluem descrições narrativas enviadas pelos parceiros contribuintes e aprimoradas por pesquisadores da WDL para contextualizar o item e sua importância cultural e histórica. Livros, manuscritos, mapas e outros materiais primários da coleção WDL são apresentados em seus idiomas originais; mais de 100 idiomas estão representados, incluindo muitos idiomas menos conhecidos e ameaçados de extinção. Além disso, todos os metadados da Biblioteca Digital Mundial em cada um dos sete idiomas estão disponíveis como um conjunto de dados para download .
As instituições parceiras da WDL selecionaram o conteúdo de acordo com as diretrizes definidas pelo Comitê de Seleção de Conteúdo da WDL. Eles escolheram o conteúdo por sua importância cultural e histórica, levando em consideração o reconhecimento das conquistas de todos os países e culturas em uma ampla gama de períodos de tempo. Os materiais coletados pela WDL incluem tesouros culturais e documentos históricos significativos, incluindo livros, manuscritos, mapas, jornais, diários, impressões, fotografias, gravações de som e filmes.
Em dezembro de 2006, a UNESCO e a Biblioteca do Congresso convocaram uma reunião de especialistas na sede da UNESCO em Paris para discutir o projeto. Especialistas de todas as partes do mundo identificaram uma série de desafios que o projeto precisaria superar para ser bem-sucedido.
Uma equipe da Biblioteca do Congresso desenvolveu então a versão pública online do WDL, que foi lançada na UNESCO em abril de 2009. Vinte e seis instituições contribuíram com conteúdo para a versão de lançamento do site. Os parceiros de lançamento incluíram bibliotecas nacionais e organizações culturais no Brasil, China, Egito, México, Rússia, França, Suécia, Uganda, Estados Unidos e outros locais em todo o mundo.
Após o lançamento, a WDL continuou a adicionar conteúdo ao site e a recrutar novos parceiros de todas as partes do mundo. Em abril de 2010, as instituições e organizações que contribuem para a WDL adotaram o Estatuto da WDL, que estabeleceu uma estrutura de governança permanente.
Em 2020, a Carta da WDL foi concluída. Em 2021, após mais de 10 anos de operação, a Biblioteca transformou a coleção mundial de tesouros transculturais da WDL em um lar sustentável para acesso perpétuo no site principal da Biblioteca do Congresso. O site original da Biblioteca Digital Mundial é preservado pelo Arquivo da Web da Biblioteca do Congresso, que captura a aparência do site. Agora disponível no site principal da Biblioteca, a coleção é um recurso rico e valioso que mostra a diversidade das culturas do mundo por meio das contribuições de centenas de organizações.
REFERÊNCIA:
https://www.loc.gov/collections/world-digital-library/about-this-collection/
Comentários
Postar um comentário