Biblioteca Digital Repositório Institucionais

 

A produção do conhecimento sobre repositórios institucionais na biblioteca digital de teses e dissertações - bdtd/ibict


As TICs estão influenciando o modo da comunicação científica, acelerando e facilitando o gerenciamento da produção intelectual. Nesse contexto emergem os Repositórios Institucionais, plataformas capazes de gerir, preservar e disseminar a produção científica institucional. O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção do conhecimento sobre o tema Repositório Institucional nas teses e dissertações disponibilizadas na BDTD/IBICT. Para que o objetivo geral desta pesquisa fosse atingido de forma mais consistente, dividiu-se em objetivos mais específicos, como: Investigar na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações a produção científica sobre Repositórios Institucionais; Verificar, nas teses e dissertações recuperadas, os temas abordados; Analisar dados como a autoria, cronologia, a instituição e a região que se destacam nestas produções; Discutir a relevância do tema para a preservação da produção científica institucional. Na busca de um aporte teórico para a sustentação da pesquisa foram estudados os termos: Produção do Conhecimento, Movimento Acesso Livre, Tecnologias de Informação e Comunicação no processo da Comunicação Científica, Repositórios Digitais e Repositórios Institucionais. Na metodologia foi realizada uma abordagem quali-quanti, com características Exploratória e Descritiva. O objeto de estudo da pesquisa é a produção científica sobre Repositórios Institucionais nas teses e dissertações da BDTD. A coleta de dados foi realizada na base da BDTD, utilizando os descritores: “Repositórios Institucionais” e “Repositório Institucional”. Com base nos métodos empregados, foi possível recuperar 16 trabalhos, que foram analisados e discutidos. Observa-se que as discussões nas teses e dissertações recuperadas estão voltadas para os assuntos como a indicação de implementação de RI, importância e benefícios dos RIs, interoperabilidade, autoarquivamento e compartilhamento de conteúdos educacionais. Nota-se a importância da discussão sobre o tema RI, esclarecendo e tornando essa ferramenta mais divulgada, tanto para os autores incentivando o depósito de suas produções quanto aos pesquisadores, possibilitando o conhecimento desse mecanismo que contém documentos seguros, confiáveis e de acesso livre. Também é de relevância para as instituições que ainda não implementaram seus RIs, proporcionando ciência sobre o assunto e percepção da importância na preservação da produção científica institucional. Finalmente, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com o desenvolvimento de outros estudos, no sentido de aprofundar conhecimento sobre o assunto Repositório Institucional, bem como despertar novas indagações para futuros trabalhos.

Comentários