Biblioteca Digital- Exemplo Nacional

 

Biblioteca Digital Paulo Freire

    O instituto Paulo Freire surgiu por volta de 1994, oferecendo um espaço para a documentação. Paulo Freire teve uma participação de várias atividades nesse espaço. Dentre elas, gravou entrevistas com jornalistas, recebeu pesquisadores estrangeiros e participou do projeto Um Salto para o Futuro, da Fundação Roquete Pinto. Desde essa época o IPF já recebia visitas e, após a morte de Paulo Freire, com a vinda de sua biblioteca pessoal e outros documentos do seu acervo, aumentou a presença de pesquisadores, estudantes, interessados em seu pensamento e em sua prática. Assim surgiu o Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), espaço institucional no qual foi desenvolvida a iniciativa ora apresentada.
    Além dos materiais de experiências do exílio, o CRPF reúne materiais de políticas educacionais referenciadas no pensamento de Paulo Freire e documentos acerca de seu trabalho à frente da Secretaria da Educação do Município de São Paulo. O Centro de Referência Paulo Freire possui objetivos que nos quais são:  Custodiar, preservar e divulgar a obra e o legado do educador Paulo Freire presencialmente e pelos meios tecnológicos existentes, Prover serviços de informação adequados a grupos de interesse, associações e instituições locais, regionais e internacionais, Oferecer formação inicial e educação continuada acerca da vida e obra de Paulo Freire aos interessados, Atender estudantes, gestores educacionais e o público em geral, subsidiando-os com elementos do pensamento freiriano, Apoiar pesquisadores em seus trabalhos de investigação como mestrados e doutorados que fazem uso das ideias de Paulo Freire como referencial teórico, Promover atividades culturais relacionadas aos temas de interesse do Instituto Paulo Freire, e do próprio Centro de Referência, Concretizar-se, cada vez mais, como um espaço aberto, físico e virtual, para os movimentos, redes, campanhas, universidades, sindicatos e outras instituições e grupos de pessoas, aproximando, compartilhando e produzindo saberes, reflexões, estudos e pesquisas e Construir uma rede internacional de documentação e informação referente a Paulo Freire constituída pelos centros de documentação dos países que divulgam e promovem o legado deste educador.
    Caso haja interesse em realizar publicações relacionada ao pensamento freiriano (como dissertações, teses, livros, artigos e etc.) é só entrar em contado com a CRPF, e os  materiais são disponibilizados em  formato digital, impresso e analógico, no qual há intuito de amplia o seu centro. Essas publicações geralmente são realizadas por pesquisadores para elaboração de dissertações e teses, estudantes de graduação em fase de elaboração de monografias, grupos de estudantes. 






O vídeo abaixo fala um pouco da experiência de ex- alunos que tiveram a oportunidade de conhecer o Paulo Freire: Paulo Freire e seu método revolucionário de alfabetização




REFERÊNCIA:
https://www.paulofreire.org/acervo-paulo-freire

Comentários