Repositorio Institucional
o científica da instituição. Todo repositório institucional de acesso aberto pode ser considerado um tipo de biblioteca digital e constitui um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção científica e/ou acadêmica de uma instituição (universidades ou institutos de pesquisa): contempla a reunião, armazenamento, organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida na instituição.
A implementação de repositórios é uma das formas que as universidades dispõem para minimizar a falta de visibilidade de sua produção intelectual. A existência de repositórios institucionais, que preservarão a memória acadêmica e do registro do conhecimento da instituição, é essencial e constitui os novos instrumentos de avaliação de cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior (IES).
A concepção de repositório está intimamente relacionada aos conceitos de acesso aberto (open access) ou acesso livre à informação, de arquivos abertos (open archives) e de softwares livres (open source), conceitos que, embora não sejam novos, vêm sendo incrementados de modo significativo com o advento de tecnologias de última geração, a otimização dos espaços de armazenagem e a variedade de pontos de compartilhamento de informações.
Referências:https://www.unifesp.br/campus/gua/acesso-aberto/repositorios-institucionais
Comentários
Postar um comentário