Biblioteca Digital Digitalização de Acervos
Acervo digital paranaense
A equipe do Departamento de Informática da UFPR faz uso das tecnologias de bibliotecas digitais desde 2002, e em 2004 iniciou oficialmente a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR, formando a base para a realização do Acervo Digital Paranaense.
O projeto tem por objetivo específico o desenvolvimento de uma metodologia de construção de bibliotecas digitais de grande porte para a preservação de acervos, de obras raras, documentos e imagens. Além da preservação permanente, o projeto contempla a implantação junto à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) de uma biblioteca digital piloto onde ficarão disponíveis à comunidade as obras do acervo do Estado do Paraná digitalizadas no projeto.
A disponibilização pública do acervo digital é uma atividade permanente e deve ser sustentada pela infra-estrutura tecnológica de forma automática. Assim, as ferramentas de software e hardware adotadas devem disponibilizar os objetos digitais na Internet de forma organizada e atendendo aos padrões internacionais de coleta e arquivamento de objetos digitais, bem como manter cópias de segurança e redundância em tempo real do acervo.
Com base nisso e seguindo as diretivas do governo estadual de uso prioritário de ambientes de software livre, o projeto procedeu a avaliação das tecnologias existentes em software livre que permitem o atendimento das necessidades da SEEC. A metodologia avaliada de maneira mais profunda foi a Iniciativa de Arquivamento Aberto (Open Archives Initiative – OAI), que reúne a maioria das instituições públicas do mundo interessadas em compartilhar e preservar o seu conteúdo por meio de ferramentas compatíveis, protocolo comum e descrição padronizada dos documentos. Entre os vários softwares propostos pela OAI, a equipe do projeto selecionou o Dspace – um sistema para coleta, preservação, indexação e distribuição de material científico e acadêmico – por sua robustez, qualidade da documentação e suporte.
Através da metodologia desenvolvida foi possível padronizar e conduzir o processo contínuo de criação, manutenção e evolução dos acervos digitais.
Além dos pesquisadores do C3SL, altamente qualificados em administração de sistemas de grande porte e em arquiteturas escaláveis, a equipe do projeto também conta com a participação do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI/UFPR), do Sistema de Bibliotecas (SIBI/UFPR) e de profissionais da SEEC.
Referência: https://www.c3sl.ufpr.br/linhas-de-pesquisa/3-2/
Comentários
Postar um comentário