Biblioteca Digital- Metodologia de Implementação
IMPLEMENTAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL EM REPOSITÓRIOS:
CONHECIMENTO E PRÁTICAS
A preservação digital é necessária dos repositórios institucionais para proteger as produções cientificas no âmbito de ensino e pesquisa. Na presença de evolução constante da área em busca de conhecimentos necessário e o aprimoramento das práticas, torna-se uma tarefa complexa. Portanto, a preservação digital é compreendida como um conjunto de ações gerenciais e técnicas, permitindo acesso e o entendimento dos documentos digitais.
A implementação da preservação digital é entendida como uma curadoria digital, no qual tem foco em ações ligada á manutenção, preservação e o acréscimo de valor aos dados de pesquisa. A curadoria digital idealiza e mantem os valores agregados á informação digital, visando uma gestão ativa e a preservação de recursos digitais durante todo o ciclo de vida do dado digital, enquanto houver interesse do mundo acadêmico e científico.
Os planos de preservação devem garantir que os documentos digitais sejam: localizáveis e disponíveis para acesso no momento oportuno; interpretáveis (disponibilidade, apresentação, representação e visualização); recuperáveis, incluindo os metadados apropriados; protegidos contra perda de direto como propriedade intelectual e confidencialidade; disponíveis para acesso pelo tempo que seja necessário por aquelas pessoas autorizadas para acessar o documento; supervisionados no que se refere a qualidade do acesso (disponibilidade, entrega, histórico de uso).
Há modelo conceitual de preservação e curadoria digital, segundo Mylopoulous (1990) "Modelagem conceitual é a atividade de descrever formalmente alguns aspectos do mundo físico e social com a finalidade de compreensão e comunicação. Tais descrições, muitas vezes referidas como esquemas conceituais, exigem a adoção de uma notação formal, um modelo conceitual, em nossa terminologia".
As instituições estão gerando cada vez mais documentos e devem adotar boas práticas de gestão dos mesmos. Documentos em formato digital têm algumas características únicas que exigem a adoção de medidas específicas para garantir que mantenham o seu valor enquanto for necessário.
REFERÊNCIA:
Pavão, C. G., et al. Implementação da preservação digital em repositórios: conhecimento e práticas. Rev. Digit. Biblioteca, Cienc. Inf. , Campinas, Sp. V.14. n.3, Set/dez. 2016.
Comentários
Postar um comentário