Biblioteca Digital- Ferramentas
Clipping Digital em Bibliotecas: o exemplo do Banco de Notícias da Biblioteca Digital do Senado Federal
Aborda a questão do clipping digital em bibliotecas. Busca responder como se dá o uso do clipping pelo Banco de Notícias da Biblioteca Digital do Senado Federal, levando em consideração os diversos tipos de informação jornalística disponível na Internet. Estuda o webjornalismo e suas diversas formas, como os sites noticiosos, os blogs noticiosos e o Twitter, este também como fonte de informação jornalística.
Apresenta o histórico da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho - Biblioteca do Senado Federal - por ser responsável pela Biblioteca Digital do Senado Federal. A pesquisa é exploratória e utiliza metodologia qualitativa. O instrumento de coleta de dados é um formulário com itens baseados em Tomaél et al. (2004). Analisa o Banco de Notícias da Biblioteca Digital do Senado Federal verificando a qualidade e a forma do uso do clipping pelo mesmo. Conclui que o Banco de Notícias, que faz uso do clipping de webjornalismo nos sites de notícias de agências reconhecidas, apresenta-se como uma fonte de informação confiável e atualizada. Sugere o uso do clipping de outras formas de webjornalismo pelas bibliotecas em geral e também pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho - Biblioteca do Senado Federal.
O compartilhamento de informações surgiu da Web 2.0 essa troca de informação só veio a crescer. Cada vez é mais frequente o uso de arquivos abertos e a publicação de documentos em meio eletrônico, o que vem a facilitar o acesso á informação, principalmente quando esta é selecionada e tratada por profissionais qualificados. O webjornalismo vem fazendo uso desses recursos para produzir e distribuir informações. Atualmente as agências, os jornalistas e mesmo os amadores fazem uso de sites, blogs e Twitter para divulgar notícias em tempo real.
Devido a essa gama de recursos, as bibliotecas também necessitam se tornar mais dinâmicas, incorporando estas novas formas de comunicação e interação e os profissionais bibliotecários devem estar preparados para essa evolução que vem ocorrendo. Atualmente já se fala em Biblioteca 2.0, referindo-se ás instituições que fazem uso dos recursos disponíveis na Web 2.0. Sabe-se que algumas bibliotecas já fazem uso de muitos destes recursos, um deles é o clipping digital, utilizado para disseminar e preservar as informações produzidas no webjornalismo. Porém, mesmo que os usuários, destas poucas, aprovem este serviço, elas ainda são em número restrito, o que leva esta pesquisa a procurar conhecer mais sobre as possibilidades e vantagens do seu uso.
REFERÊNCIA:
Pfutzenreuter, Ivy Konig. Clipping Digital em Bibliotecas: o exemplo do Banco de Notícias da Biblioteca Digital do Senado Federal, p. 68, 2010.
Comentários
Postar um comentário