Biblioteca Digital- Ferramentas

Biblioteca Digital: uma análise da plataforma multimídia E-volution


O presente estudo foi proposto a partir da necessidade de justificar a renovação de algumas bases de dados online assinadas pela biblioteca, e principalmente pelo pouco uso de algumas bases considerados muito importantes para formação discente. Dessa forma, o presente estudo, de natureza aplicada, realizado por meio da seleção da amostra por conveniência, caracteriza-se como um estudo descritivo realizado na biblioteca universitária Malvina Vianna Rosa, localizada na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS. 

O objetivo da pesquisa é de investigar os motivos que acarretam na pouca utilização da biblioteca digital E-volution entre os usuários da biblioteca da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Para atingir esse objetivo foi utilizado um questionário online com os usuários da biblioteca sobre seu conhecimento e características de uso da Plataforam E-volution, e se a usabilidade e a interface de navegação da plataforma estão de acordo com o referencial teórico, tendo com hipótese que a interface da plataforma pode estar comprometendo seu acesso.

 O estudo analisou 91 respostas do questionário, relatórios de acesso da plataforma e comparou com os empréstimos de obras físicas, ainda aplicou um checklist de usabilidade para identificar problemas de usabilidade da interface. Com o resultado do estudo, pode-se inferir que as ações de capacitação e divulgação da plataforma realizadas pela biblioteca não são suficientes para alcançar um número ideal de usuários apesar de todo conteúdo e facilidade de acesso disponibilizado pelo E-volution. O E-volution cumpre o papel no cenário acadêmico no qual as bibliotecas digitais são propostas.



REFERÊNCIA:

Stacke, Gabriele. Biblioteca Digital: uma análise da plataforma multimídia E-volution, p.89, Porto Alegre, 2018.



Comentários