Biblioteca Digital Internacional - Biblioteca do Congresso

Inaugurada em 1800, a Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo - tanto em espaço físico, ocupando três edifícios, quanto em capacidade de armazenamento, possuindo mais de 155 milhões de itens no acervo: que conta com revistas, mapas, vídeos, aúdios, livros, manuscritos, dentre outros.



Esta instituição nasceu de um ato deste dirigente norte-americano, o Ato do Congresso, quando ele transplantou a matriz do Estado da cidade de Filadélfia para a recém-criada capital dos Estados Unidos, Washington. Seu governo reservou uma média de cinco mil dólares para a compra dos livros imprescindíveis ao funcionamento do Congresso e para garantir um espaço que armazene este material.

Inicialmente ela foi instalada no Capitólio, mas durante a invasão do território norte-americano pelos ingleses, em 1814, o fogo a destruiu, devorando seus três mil exemplares. Em um mês o ex-estadista Thomas Jefferson negociou seu próprio acervo, organizado ao longo de 50 anos, vendendo seu conteúdo para o Congresso, podendo assim pagar suas vastas dívidas.

Seu conteúdo estava estritamente relacionado à jornada histórica dos EUA e a um apanhado referente a todas as disciplinas científicas. Em 1815, o acordo com o Congresso se concretizou, gerando para o ex-presidente 23 950 dólares, em troca de 6.487 livros. Os valores universais de Jefferson permeiam ainda hoje as crenças dos responsáveis pela Biblioteca, segundo as quais todos os temas devem constar do seu acervo.

Biblioteca do Congresso: https://www.loc.gov/collections/

Referências: http://pesquisa.ifg.edu.br/laboratoriodoensinodehistoria/2020/11/28/listagem-das-principais-bibliotecas-digitais-internacionais/
https://www.infoescola.com/literatura/biblioteca-do-congresso-dos-estados-unidos/

Comentários