Biblioteca Digital Ensino

 

6 dicas para construir uma biblioteca digital perfeita para escolas


É sabido que a leitura é a competência chave para toda a aprendizagem. De acordo com a PIRLS, por exemplo, uma casa com 500 livros dá às crianças um avanço de três anos em sua idade de leitura.

Não surpreende, portanto, que haja uma forte convergência de escolas para expandir suas bibliotecas para uma experiência digital. E com o poder de uma experiência digital, adaptada a múltiplos métodos pedagógicos, professores e pais podem ter mais conhecimento do que nunca sobre seus alunos e a atividade de leitura pode aumentar dramaticamente.

ODILO, por exemplo, está observando que a atividade de leitura aumenta de 3 a 5 vezes por leitor, com a experiência digital.

Agora que o valor de ter bibliotecas digitais é bastante transparente, a principal pergunta a ser respondida é: como podemos construir nossa biblioteca digital perfeita para escolas? Aqui estão 10 recomendações:

  1. O conteúdo deve ser instintivamente atraente. Para tornar sua biblioteca digital atraente para alunos, professores e pais, você deve ter conteúdo relevante e de acordo com todos os principais interessados. O conteúdo deve estar alinhado com o currículo, mas também é altamente complementar para incentivar uma leitura mais tranquila fora da sala de aula. Os best-sellers são de suma importância. Graus multilíngues são essenciais para ajudar seus alunos a se tornarem cidadãos globais.
  2. As recomendações de conteúdo devem ser personalizadas como o Netflix. Cada pessoa é diferente  – diferentes interesses o hábitos. No centro da sua biblioteca digital deve ser uma máquina com uma aprendizagem altamente contextualizada. A solução deve compreender bem cada usuário individual e fazer recomendações específicas sobre os títulos que melhor lhe convém. Só assim podemos gerar o maior compromisso e os hábitos de leitura mais viciantes. Pense no Netflix, mas para fins educacionais.
  3. O conteúdo deve ser curado e as aptidões alinhadas. Estamos muito ocupados e a maioria de nós não sabe quais títulos melhor atendem às nossas necessidades. Precisamos saber quais os graus que melhor se alinham com os objetivos específicos de desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais, sejam negociações, vendas ou domínio da matemática. É preciso uma combinação de especialistas e uma curadoria de títulos baseada em dados, alinhada com essas aptidões, para nos ajudar a reduzir nosso tempo de descoberta de conteúdo e garantir que somos produtivos.
  4. Multiformato. Para tornar a biblioteca digital de sua escola ainda mais marcante, ela deve suportar muitos formatos, como livros, vídeos, audiolivros, revistas e cursos. Desta forma, o conteúdo pode servir as melhores preferências de leitura de todos, como voice-overs ou a transmissão de pequenos vídeos.
  5. O conteúdo deve ser centralizado. Como professores e instrutores terão muito do seu próprio conteúdo que desejam usar como parte de seus planos de aula, é importante ter um acesso exclusivo a todo o conteúdo para obter o melhor resultado. Provedores inteligentes de bibliotecas escolares digitais, como a ODILO, podem fornecer isso.
  6. A leitura em vários dispositivos deve ser compatível. Como a aprendizagem deve ocorrer em qualquer lugar,  o conteúdo deve estar totalmente acessível em todos os lugares. É crucial ter uma experiência maravilhosa em dispositivos móveis e tablets.
  7. A acessibilidade total é importante. Para resolver todos os problemas de aprendizagem, uma biblioteca digital da escola deve ser totalmente inclusiva e funcionar tanto online quanto offline. Recursos acessíveis, como a origem do conteúdo disléxico de texto para fala, várias cores e tamanhos de fonte, são absolutamente necessários.
  8. Sem dificuldades para os professores. Quando você lança uma nova biblioteca digital, como a maioria das soluções da edtech para escolas, é essencial que todos os professores entendam todo o seu potencial. A solução não deve ser apenas super intuitiva, mas também precisa de uma equipe de suporte dedicada para treinar os professores na implementação e ajudar a promovê-la entre todos os usuários. Desta forma, considera-se que a biblioteca digital é apenas um facilitador para ajudá-los a alcançar sua missão acadêmica e não como um impedimento, já que é mais «trabalho» e tempo perdido para eles.
  9. Meça seu impacto. É muito importante entender como a biblioteca digital afeta seus alunos. A atividade de leitura em tempo real e os dados de compreensão de leitura gerados pelas salas de aula virtuais são importantes para ajudar a informar nossos programas de alfabetização e permitir que os professores intervenham mais rapidamente. Dessa forma, sua escola pode começar a adotar uma abordagem holística e voltada para dados em seus programas de alfabetização e pode criar seus próprios KPIs, como o número de títulos lidos por aluno ou o desempenho na avaliação de leitura.
  10. Torne  a experiência excitante. Os alunos precisam se divertir quando lêem. As ferramentas podem ser incorporadas à experiência de leitura para incentivá-las a ler mais, como contar histórias em grupos ou palestras interativas em salas de aula virtuais ao estilo do clube do livro. No entanto, a escola pode institucionalizar iniciativas divertidas para ajudar a cultivar hábitos de leitura ainda melhores. Exemplos podem ser a criação de tabelas de classificação entre seus alunos para ler a maioria dos títulos, especificar horários, receber as melhores notas em sua compreensão de leitura e muito mais.

Se cumprirmos todas essas recomendações, nossos alunos serão melhores leitores, com maior capacidade de pensamento crítico e eles poderão ler a qualquer hora, em qualquer lugar, mesmo durante as férias.

Os pais estarão mais envolvidos no aprendizado de seus filhos e também terão acesso a milhares de títulos digitais, o que reforçará a atividade de leitura em casa.

Além disso, os professores terão uma biblioteca adaptada aos seus métodos de ensino, com uma avaliação mais eficiente e intervenção e supervisão em tempo real de seus alunos.

Contatenos para experimentar uma demonstração inteligente de biblioteca digital e aprender a criar sua própria biblioteca digital para sua escola.

Referência: https://www.odilo.com.br/bibliotecario/biblioteca-digital-para-escolas/

Comentários